Prezado Marcos,

Acredito que seria interessante vc dar uma analisada nas especificações da
JSF...
Considerando que tanto o desenvolvimento com JWS ou até mesmo applets java
implicam na instalação de um plug-in (pesado) no browser do cliente, a
proposta das
server faces parece bem atraente...por manter o seu app mais *integrado* ao
estilo web
de desenvolvimento e utilização de softwares atual, e te libertar das
barreiras que
JavaScript tem, ou das esquisitices de um app que roda dentro de um applet,
ou mesmo
um software desenvolvido em JWS - que depois do primeiro load vc nem precisa
mais
do browser para utilizá-lo/atualizá-lo (o mesmo pode ser criado
utilizando-se 3 camadas
e Swing puro!)...

Esta é a minha opinião, sobre este que, acredito, seja o atual furo de
tecnologia e que está
sendo deixado de lado por todos os players do mercado (a falta de evolução e
padronização
 dos navegadores e protocolos da web)....

http://java.sun.com/j2ee/javaserverfaces/

Abaixo mais link postados pelo Spock na lista de j2ee...
----------------

Hi All,

   Javaserver Faces again ...

   * A first look at JavaServer Faces, Part 1

   "In September 2002, the early access (EA) draft of the JavaServer
Faces specification was released under Java Specification Request (JSR)
127. JavaServer Faces, with a well-defined request processing lifecycle
and a rich component hierarchy, will profoundly affect the development
of Java 2 Platform, Enterprise Edition (J2EE) applications. In Part 1 of
this two-part series, David Geary introduces JavaServer Faces and
explores its fundamental concepts."

   http://www.javaworld.com/javaworld/jw-11-2002/jw-1129-jsf_p.html

   * A first look at JavaServer Faces, Part 2

   "In Part 2, he examines more advanced concepts such as custom
validation, internationalization, and custom component implementation."

   http://www.javaworld.com/javaworld/jw-12-2002/jw-1227-jsf2_p.html

   Enjoy ... []´s

[]'s

Caetano