Olá:

    Nunca mexi com VB, mas vou tentar meter o bedelho nesta discussão.
    VB é uma linguagem proprietária, Java, por sua vez é mais aberta.
    Uma das respostas à sua pergunta cita que VB não é orientada a Objetos,
mas parece que a coisa muda de figura com o VB.NET.
    Apesar das promessas, o .NET (consequentemente o VB.NET) até agora só
roda em Windows (sei que tem o projeto Mono, que quer portar para Linux, mas
até agora não soube de nada de concreto).
    VB é mais rápido para construir telas? É claro! Se tivesse que lidar com
uma interface com a do Visual Studio, qualquerum poderia construir um "Hello
World!" em 30 segundos. Com uma RAD Java adequada, como o JBuilder ou o
NetBeans você pode consegui a mesma coisa.
    Integrado com o Ambiente Microsoft? Isto é meio óbvio quando se
considera que a mesma compania que faz o VB é a que faz o Windows. Isso me
faz lembrar que quando havia a possibilidade de se dividir a MS em companias
menores (uma para o Windows outras para os aplicativos) durante o processo
anti-Truste nos EUA, os advogados da compania sugeriram que iso arruinaria a
"sinergia" que existe entre os desenvolvedores da compania.
    Provavelmente o pessoal de VB vai dizer vários argumentos para puxar a
sardinha deles, da mesma forma como está sendo feita neste forum. Seria
interessante você experimentar as duas alternativas e fazer seu próprio
julgamento. Descobrir os pontos fortes e fracos de cada linguagem (e depois
nos dizer quais são). Descobrir onde cada uma é mais adequada (digamos, VB
para desktop e Java para Internet).
    Por enquanto é isso que me vem a cabeça.

    Grato,

    Rafael U. C. Afonso