Eu tehno um software, que é um desktop virtual voltado ao usuário
corporativo, escrito usando Java (Swing na camada de apresentação).

Eu recomendo usar Java no desktop. O API Swing é muito rico e tem por
exemplo classes prontas para gerenciar as janelas. Acho que por exemplo
Visual Basic tem esses recursos.

E não acho que a applicação fica muito lento.

1 abraco.

Karl Silva Lovgren
Binary Evolution
São Paulo - Brazil