Prezado Alessandro,
No seu caso, em que performance para o jogo é essencial, o caminho seria trabalhar com sockets. Mais especificamente, com DatagramSocket e DatagramPacket. Isso porque estas classes são os sockets do protocolo UDP, que apesar de não ser confiável, é muito mais rápido que o TCP (que é implementado nas classes ServerSocket e Socket).
Se não me engano, alguns jogos tipos Quake usam o protocolo UDP para comunicação.
Bem, não sei se adiantou muito, mas qualquer coisa, estamos por aqui.

/**
* @nome Emilio Eiji Yamane
* @from 4º ano Ciência da Computação - Din - UEM
* @icq 150217443
* @msg "Devemos temer unicamente o que pode de fato causar dano;
* e o simples temor não pode fazer mal."
* Dante - A Divina Comédia
*/

Prezados Amigos,
Meu nome é Alessandro, Sou de Campinas/SP e curso o último ano de Tecnologia em Informática na Unicamp. Tive alguma experiência com Java, mas nada tão específico quanto estou propondo para meu trabalho interdisciplinar: Um jogo em Rede usando Java.E gostaria de algumas informações sobre tecnologias necessárias ao meu trabalho.
Primeiramente: Sockets. Seria esse o melhor caminho, ou teria que usar algo como RMI ? Vale ressaltar que desempenho é fundamental nesse caso, por se tratar de um jogo. Usarei a arquitetura client/server, onde o Server será notificado de cada ação que os client fizerem. Ou mais especificamente: O client enviará um aviso dizendo que estará se movendo para uma determinada x,y. O Server verificará se é possível, guardará a nova posição se for o caso, e enviará a resposta dizendo se o movimento pode ser realizado ou não. Pretendo usar Java3D para fazer a parte gráfica, mas vejo que as exigências de hardware estão muito grandes para minha pretensão. De início, gostaria apenas de tratar da parte da comunicação. Alguém pode me ajudar na dúvidas sobre sockets ?

Muito Obrigado,
Alessandro
---