OI Thiago
 Há  dois anos atrás eu tive algumas aulas sobre mercado de trabalho no
exterior para a área de tecnologia , o que foi lido e apresentado pelo
professor foi que falta profissional nesta área(no mundo todo), tinha até
um artigo bem legal que a gente leu sobre Greencards, este dizia que o
governo americano reservava (e concedia) certos números de Greencards para
profissionais na área de Ciências da Computação (e outros semelhantes) e
Engenharia Eletrônica.
Também lembro de um tipo de anúncio que o professor apenas citou que a NASA
teria feito : ela procurava programadores capacitados (as exigências não
foram ditas em aula), o salário seria U$35.000,00 , mais casa , carro e um
tipo de vale alimentação para as despesas de supermercado.Sei que é uma
super proposta , mas mostra que eles buscam profissionais nesta área.
Outra experiência que posso citar foi quando fui visitar Berkley  conversei
com o reitor e um professor do Curso de Matemática e Ciências da Computação
.Ambos me disseram que o mercado lá é bom e falta bons profissionais.
É isto que ouvi e li a respeito .
Se for do seu interesse posso verificar qual seria a média salarial de um
programador , conheço bastante gente que mora lá.
Abraços

___________________________
Camila Sgai Franco
Technology
JPMorgan Chase - Brazil
55 11 30483304

                    Thiago Souza

                    <[EMAIL PROTECTED]       To:     "'[EMAIL PROTECTED]'"

                    ft.com.br>              <[EMAIL PROTECTED]>
                                           cc:

                    22/05/2003 01:11       Subject:     [java-list] ***PRGRAMADOR É
PIÃO***
                    AM

                    Please respond

                    to java-list

Ola caros javaneses,

Em uma conversa sobre as oportunidades de carreiras internacionais, meu
ilustre amigo me disse em alto e bom tom que para o mercado internacional
(USA) os programadores são tratados como pião - trabalhando a baixo custo
com pouco reconhecimento. Hoje pelo que sei, (me corrija se estiver errado)
um Analista programador Jr/Pl ganha em media de 15 a 16,50 reais hora o que
rende algo em torno de 2400,00/2800,00 mes. Considerando a media da
população brasileira, esse é um salario relativamente bom para alguem que
esta começando em sua carreira. Porem, meu amigo - que já tem uma vivencia
no exterior - disse que ser um desenvolvedor é coisa de pião e que ninguem
"respeita" como profissional - algo tão comum como operador de
telemarketing. Gostaria da opniao de vcs sobre o assunto....?