On Tuesday 27 May 2003 03:48 pm, [EMAIL PROTECTED] wrote:
>  Há  dois anos atrás eu tive algumas aulas sobre mercado de trabalho no
> exterior para a área de tecnologia , o que foi lido e apresentado pelo
> professor foi que falta profissional nesta área(no mundo todo), tinha até

Lembre-se que a situação mudou muito de 2-4 anos para cá. Embora hoje ainda
haja uma demanda por estes profissionais, a demanda não é tão grande, e a
oferta não é tão pequena (visto que muitos profissionais perderam o emprego).

> um artigo bem legal que a gente leu sobre Greencards, este dizia que o
> governo americano reservava (e concedia) certos números de Greencards para
> profissionais na área de Ciências da Computação (e outros semelhantes) e
> Engenharia Eletrônica.

Sinceramente, eu desconheco esse fato, e acho estranho.  Vocês devem ter
confundido o Green Card (documento de estrangeiro legalmente residente) com o
visto H1B (visto de trabalho temporário para empregos especializados)

O governo do Canadá sim facilitava a obtenção de vistos para esses
profissionais. O visto permanente do Canadá é relativamente fácil de se
obter: você soma pontos de acordo com alguns critérios, e o fato de você
trabalhar na área acrescenta alguns pontos.

> Também lembro de um tipo de anúncio que o professor apenas citou que a NASA
> teria feito : ela procurava programadores capacitados (as exigências não
> foram ditas em aula), o salário seria U$35.000,00 , mais casa , carro e um
> tipo de vale alimentação para as despesas de supermercado.Sei que é uma
> super proposta , mas mostra que eles buscam profissionais nesta área.

Veja bem, os salários nos EUA são determinados por ano, não por mês. Esse
salário provavelmente é 35k/ano, o que por si só não é muito alto (a não ser
que seja em uma cidade com o custo de vida *muito* baixo), embora o auxílio
com as despesas de carro, casa e supermercado ajudem muito (na região do Vale
do Silício, por exemplo, você gasta facilmente uns US$2000/mês com essas
despesas).

> Se for do seu interesse posso verificar qual seria a média salarial de um
> programador , conheço bastante gente que mora lá.

A média salarial dos EUA varia muito de região para região. 35k/ano, por
exemplo, talvez seja um bom salário na região central, longe dos grandes
centros. Já em San Francisco ou New York, mal daria para pagar a moradia :)

Felipe