Apenas um relato...
Por 2 anos trabalhei exclusivamente com o SourceSafe, e hoje estou
utilizando o CVS junto com o Eclipse.  Lhes digo que a transição foi
trabalhosa... O CVS possui uma filosofia diferente (branchs, tags,
versions...) em relação ao SourceSafe, e chegar a um esquema produtivo com
tudo isso foi difícil. A principal diferença entre os dois (que mais ficou
clara pra mim) foi a possibilidade de diferentes desenvolvedores trabalharem
no mesmo conjunto de arquivos ao mesmo tempo, sem a preocupação "Lock >>
Unlock >> Lock". Com isso ganha-se em produtividade, mas cria-se um novo
perfil necessário ao projeto: o de quem faz o merge. Por exemplo, se em um
projeto vc tem 3 desenvolvedores trabalhando com o mesmo branch (numa cópia
atualizada do projeto na máquina local), alguém terá que fazer um merge das
diferenças em um bloco final (utilizando a ferramenta do CVS para ver
diferenças e para fazer o merge ou mesmo utilizando ferramentas variadas
para isso), e, assim, gerar uma versão. A quantidade de desenvolvedores é
proporcional ao esforço de quem faz o merge. Para quem trabalha com o
Eclipse, as coisas melhoram e muito. O plugin do CVS para o Eclipse é
sensacional. Integração total, funcionalidades em tempo de desenvolvimento,
histórico, versões, e por aí vai. Outra, o CVS gera e congela versões da sua
implementação, quantas vc quiser.

Entre os dois eu fico com o CVS.

Abraços,
Giovanni Giazzon