Caros Eliane, Eduardo, e demais colegas,

Uma teoria da prova para a igualdade pode ser formulada de forma mais
"natural" quando termos e símbolos de função são "cidadãos de primeira
classe", o que não ocorre com a Dedução Natural de Prawitz, tampouco com o
Cálculo de Seqüentes de Gentzen. A interpretação funcional de Curry-Howard
(e suas extensões, como, por exemplo, a "Dedução Natural Rotulada") se
apresenta como um arcabouço mais apropriado.

Temos trabalhado nisso há algum tempo, e no final desta mensagem incluo
algumas referências bibliográficas.

Um abraço,

Ruy
----

   1. de Queiroz, R. & de Oliveira, A.: 200?, `Natural Deduction for
   Equality: The Missing Entity'. In *Advances in Natural Deduction*, E. H.
   Haeusler, L. C. Pereira & V. de Paiva (eds.), Kluwer, to appear.
   2. de Queiroz, R. & Gabbay, D.: 1999, `Labelled Natural Deduction'.
In *Logic,
   Language and Reasoning. Essays in Honor of Dov
Gabbay*<http://www.springer.com/dal/home/philosophy/logic?SGWID=1-40392-22-33743914-0>,
   H.J. Ohlbach and U. Reyle (eds.), volume 5 of *Trends in
Logic*<http://www.springer.com/dal/home/philosophy/logic?SGWID=1-40392-69-173624612-0>
series,
   Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, June 1999, pp. 173-250.
   3. de Oliveira, A. & de Queiroz, R.: 1999, `A Normalization Procedure for
   the Equational Fragment of Labelled Natural
Deduction<http://www.oup.co.uk/igpl/Volume_07/Issue_02/#oliviera>
   '. *Logic Journal of the Interest Group in Pure and Applied
Logics*<http://www.oup.co.uk/igpl>
   , *7*(2):173-215 <http://www.oup.co.uk/igpl/Volume_07/Issue_02/>, 1999,
   Oxford Univ. Press. Full version of a paper presented at *2nd
WoLLIC'95*<http://wollic.org/wollic95/welcome.txt>,
   Recife, Brazil, July 1995. Abstract appeared in*Journal of the Interest
   Group in Pure and Applied Logics* <http://www.oup.co.uk/igpl>
*4*(2):330-332,
   1996.
   4. de Queiroz, R. & Gabbay, D.: 1994, `Equality in Labelled Deductive
   Systems and the Functional Interpretation of Propositional Equality'. In
   *Proceedings of the Ninth Amsterdam Colloquium*, Paul Dekker & Martin
   Stokhof (eds.), ILLC/Department of Philosophy, University of Amsterdam,
   1994, pp. 547-565.