Newton e eu mostramos em 1990 que existe um termo t (uma expressão formal)
numa axiomatização da mecânica clássica em ZFC tal que este termo t
representa um sistema mecânico determinístico, mas tal que não podemos em
ZFC dizer se sua órbita é limitada ou não. (Outras axiomatizações
necessariamente dão o mesmo resultado.)

Depois disso provamos um teorema tipo Rice para a linguagem da análise, onde
a indecidibilidade se estende além da hierarquia aritmética, em ZFC.

Um resultado tem sido muito citado, em economia:

``mercados competitivos possuem preços de equilíbrio, mas estes são em geral
não computáveis.''

(Obtido com Marcelo Tsuji.)

Outro, atrapalha; a sentença abaixo:

``a família P de máquinas de Turing é uma família de máquinas polinomiais no
tempo''

é indecidível em ZFC, para um P dado explicitamente (a sentença é verdadeira
em modelos de ZFC com aritmética standard, mas falsa em muitos modelos não
standard).

Tem outros exemplos. Tô preparando pra Coppe um review do que Newton e eu
fizemos juntos.

fad

ahhata alati, awienta Wilushati