Caros colegas,

Escrevo devido a uma sugestão que recebi da coordenação do meu programa de pós-graduação. (Sugestão e um pouco de pressão também, mas o jogo é assim mesmo, jogado duro, hehe).

Desde já, aconselho que o colega interessado abra a famosa "planilha do João Marcos" (ver mensagem de 27 de agosto de 2010)

http://tinyurl.com/27t7tq2

Nessa planilha, está uma lista bastante compreensiva de periódicos que publicam artigos na área de Lógica.

Uma rápida verificação, e uma checagem em paralelo na página do Qualis da CAPES, pode nos dar o "resumo da ópera" que eu gostaria de discutir com vcs:

- Não existem periódicos de Lógica que sejam A1 (ou A2) no Qualis de Matemática.

O máximo que um lógico brasileiro, que esteja trabalhando num programa de pós-graduação em matemática, obtém em uma publicação é B1.

Revistas B1 no Qualis de Matemática, que encontrei:

Logic Journal of IGPL
Fundamenta Mathematicae
Fuzzy Sets and Systems
Journal of Logic and Computation

Essas revistas (menos a Fundamenta) têm avaliação melhor em outros Qualis:

IGPL - A2 para Filosofia (no entanto é B2 para Computação)
Fuzzy - A2 para Filosofia, A1 para Computação
L and C - A2 para Filosofia (também é B1 para Computação)

Além dessa estranheza que vem das diferentes avaliações (por exemplo, a Studia Logica é A2 para Filosofia, A2 para Interdisciplinar (?), B2 para Matemática e B4 para Computação), temos esse problema (pelo menos eu acho que seja um problema), de *não* *haver* revistas A de Lógica no Qualis de Matemática.

(Na analogia que costumo fazer para meus alunos, é como se a "nota de saída" de um Lógico Matemático fosse menor, por mais duplos twists carpados que façamos !)

Então a sugestão/pressão que estou recebendo é:

Procurar o Comitê Assessor de Matemática com algum abaixo-assinado, ou se fosse uma posição da Sociedade Brasileira de Lógica, melhor ainda, solicitando que houvesse(m) revista(s) de Lógica com Qualis A(1 ou 2) dentre os periódicos "qualisficados" em Matemática.

Pela informação que tenho, esse tipo de argumento ("toda área da matemática deve ter pelo menos uma revista A") é algo corrente entre os membros do comitê assessor, e talvez uma comunicação nesses termos com esse pessoal emplacasse algo.

Talvez pudéssemos também levantar outros problemas que ocorram nas áreas de Filosofia e Computação e apresentar um pedido mais geral.

De todo modo, coloco a questão para discussão dos colegas, e também estarei querendo discutir isso durante o EBL...

Abraços,

[]s  Samuel

PS: Já apresento uma sugestão: nos últimos anos os proceedings do EBL foram publicados algumas vezes no Logic Journal of IGPL. Não sei se existe o plano de continuar publicando esses proceedings ali, mas se fosse o caso seria uma boa opção para ser sugerido que esse periódico fosse, pelo menos, A2.

Também poderia ser sugerida a inclusão, nesse caso não sei com qual Qualis (seria um outro pedido, nao relacionado ao anterior), a inclusão da revista Manuscrito (CLE) no Qualis de Matemática. A Revista Manuscrito está representada em cinco comitês: A2 Filosofia, B1 Interdisciplinar, B3 Engenharia, B3 Psicologia e B4 Saúde Coletiva. No entanto, um artigo escrito por um Lógico Matemático, que esteja num programa de pós-graduação em Matemática, "não conta nada para ele nem para o programa" (esse é o tipo de pressão que as coordenações de pós fazem...).

Claro que alguns colegas podem achar que toda essa cienciometria é bobagem e que não deveríamos perder tempo com isso, mas, como disse no começo, o jogo é jogado, temos que pelo menos decidir se (e como) vamos jogar ou não.