>  Claro, não posso cobrar que todos tenham chegado no meu nível de "aceite
> das regras do jogo"...
>
> Pois é, desde o início dissemos: não queremos propor mudanças na regra do
> jogo.

Não vejo em quê a proposta de uma qualis-ficação única e bem
fundamentada/justificada vá contra as "regras do jogo" (da CAPES, não
de vocês).

> Com o tempo me acostumei com a idéia de que "as coisas são assim",

Talvez eu me acostume também, dentro de mais uns 100 anos. :-)

> [...]
> grande interesse em:
>
> - não ver colegas tendo pedidos de viagens e apoios negados por "não ter
> boas publicações Qualis";
>
> - não ver colegas não conseguindo se credenciar em programas de pós, também
> devido a questões de Qualis;
>
> - não ver colegas com dificuldades para orientar alunos que lapidaram desde
> a iniciação científica, exatamente por não estarem credenciados;
>
> - não ver colegas sendo considerados "matemáticos de segunda divisão" em
> seus departamentos, não podendo participar oficialmente da pós-graduação...

Se a defesa dos seus interesses exigem a valorização injustificada de
alguns periódicos (tal como foi feito na área da Filosofia, que agora
supostamente "não pode mais voltar atrás"), então seus interesses
provavelmente se chocarão com o interesse de outros que serão
prejudicados com o seu lobby (não tenho em princípio nada contra
lobby, desde que feito de uma forma profissional, como no sistema
político estadunidense).

Uma curiosidade: em que a classificação justificada e única que propus
lhe prejudica, ou prejudica os seus colegas lógico-matemáticos?

Como já disse antes, minha opinião sobre o Qualis como iniciativa não
é tão negativa quanto a de vocês.  E agora estou jogando as regras do
jogo CAPES, classificando as coisas segundo as regras propostas em um
documento de área que leva em consideração exclusivamente medidas de
relevância e fator de impacto.  O que está errado?

Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/