Olás,

Não sei haverá outro turno ou o segundo turno do segundo turno, mas lá vai uma resposta para a pergunta:

Uma curiosidade: em que a classificação justificada e única que propus
lhe prejudica, ou prejudica os seus colegas lógico-matemáticos?

Não me prejudica em nada, prejudica a proposta, faz com que ela seja posta de lado automaticamente. Uma área (ou melhor, subárea, somos subárea de MA, CC e FI) individualmente nunca mudaria a sistemática do Qualis, se queremos fazer isso temos que fazer um trabalho de longo prazo sem perspectivas de conseguir alguma coisa nem no médio prazo. Lembrando que revistas de Engenharia também tem Qualis diferenciados em Física e vice-versa, e essas todas tem Qualis diferente no inacreditável Qualis Interdisciplinar (!!!???!!!), essa coisa da mesma revista ter Qualis diferentes em várias áreas está nas entranhas do sistema, eu acho que não dá pra ir contra isso, não agora, com o Coleta de Dados fechando em duas semanas. Mesmo que eles estejam errados e nós (no fundo no fundo eu também adoraria que a lista fosse única...) estejamos certos, não estou nem entrando nessa discussão.

Por adaptação e sobrevivência, estou jogando o jogo dos caras e não me envergonho disso.

(Claro que também não me orgulho, hehe, cheguei já na fase do "assim que as coisas são".)

Até,

[]s  Samuel

Quoting Joao Marcos <botoc...@gmail.com>:

 Claro, não posso cobrar que todos tenham chegado no meu nível de "aceite
das regras do jogo"...

Pois é, desde o início dissemos: não queremos propor mudanças na regra do
jogo.

Não vejo em quê a proposta de uma qualis-ficação única e bem
fundamentada/justificada vá contra as "regras do jogo" (da CAPES, não
de vocês).

Com o tempo me acostumei com a idéia de que "as coisas são assim",

Talvez eu me acostume também, dentro de mais uns 100 anos. :-)

Bem, a tentativa de se ajustar ao sistema também tem a haver com
"interesses", onde a pessoa tenha interesses reduzidos ou não. Eu tenho
grande interesse em:

- não ver colegas tendo pedidos de viagens e apoios negados por "não ter
boas publicações Qualis";

- não ver colegas não conseguindo se credenciar em programas de pós, também
devido a questões de Qualis;

- não ver colegas com dificuldades para orientar alunos que lapidaram desde
a iniciação científica, exatamente por não estarem credenciados;

- não ver colegas sendo considerados "matemáticos de segunda divisão" em
seus departamentos, não podendo participar oficialmente da pós-graduação...

Se a defesa dos seus interesses exigem a valorização injustificada de
alguns periódicos (tal como foi feito na área da Filosofia, que agora
supostamente "não pode mais voltar atrás"), então seus interesses
provavelmente se chocarão com o interesse de outros que serão
prejudicados com o seu lobby (não tenho em princípio nada contra
lobby, desde que feito de uma forma profissional, como no sistema
político estadunidense).

Uma curiosidade: em que a classificação justificada e única que propus
lhe prejudica, ou prejudica os seus colegas lógico-matemáticos?

Como já disse antes, minha opinião sobre o Qualis como iniciativa não
é tão negativa quanto a de vocês.  E agora estou jogando as regras do
jogo CAPES, classificando as coisas segundo as regras propostas em um
documento de área que leva em consideração exclusivamente medidas de
relevância e fator de impacto.  O que está errado?

Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/