Os artigos sobre homeopatia, na revista de homeopatia, podem rebater o
quanto quiserem, mas provar que ainda há essa substância e com ação
farmacoterapêutica... Eles já mostrarem a biodisponibilidade de algum
medicamento homeopático? Sim, porque todo medicamento presente no mercado é
biotransformado para ser excretado, e somente uma parte dele vai promover
efeito terapêutico no seu local de ação, antes de ser excretado. Será que
na diluição proposta, caso haja alguma molécula, quanto dela ainda sobrará
pós biotransformação? Qual é o índice terapêutico dessas formulações?
Infelizmente, a homeopatia só tem efeito placebo, que existe, contudo, a
sintomatologia relatada desaparecia mesmo se ninguém tomasse nada.

É mais grave ainda: quando um paciente dá entrada no hospital com quadro
grave de penumonia, por exemplo, é mandado ministrar dipirona na veia. Ué,
por que o médico homeopata não prescreve homeopatia? Funciona tão bem, não
é? Pode substituir o tratamento alopático, não pode? Enquanto não forem
apresentados dados concretos da ação terapêutica, com metodologia séria de
como foi evidenciada essa ação, não há motivo algum para a comunidade
científica adotar como eficaz o que já se descreveu sobre as formulações
homeopáticas. De fato, se funcionar, como geralmente é relatado, não
significa ainda que é algo verificado pela ciência. Mas teríamos o fato e
pela ciência chegaríamos às conclusões do suposto mecanismo de ação.
Contudo, só há relatos e debates filosóficos, e eu ainda não li nada de
revelante que suporte alguma eficácia sobre o medicamento homeopático.
Quando for apresentado esses dados, eu serei o primeiro a dizer: é verdade,
homopatia é um tratamento alternativo válido. Por enquanto não dá para
dizer isso. Por enquanto, não dá para tratar doenças e graves com
homeopatia.