Elias,

[vou responder à Valeria e ao Walter - obrigado a eles! - numa outra email]

obrigado pela reacção. Mas quem falou de "numeros reais" (falando da relação entre o conceito de "conceito" e a geometria)? Eu não! Quando o Gärdenfors fala de conceitos, ele fala VERDADEIRAMENTE de conceitos (= não fala de noções da matematica, como "numero real" [= que são "conceitos" num sentido muito mais restrito], que, claro, podem ser mais o menos facilmente formalizadas com alguma logica bastante boa). O Gärdenfors fala de conceitos num sentido muito mais geral, ele fala, por exemplo, de:
- o conceito de "banana"
- o conceito de "color"
- o conceito de "justiça"
- o conceito de "cheiro"
- o conceito de "gosto"
- o conceito de "ser humano"
- ...
- etc.
(= a discução de "conceito" aqui é mais ambiciosa, é de "filosofia geral", não de "epistemologia da matematica")

Melhor do que eu, pode falar o Peter Gärdenfors mesmo no seu livro principal:
"Conceptual Spaces. The Geometry of Thought", MIT Press, Cambridge MA, 2000
(mas também tem escrito artigos sobre isso [desde 1990 até agora] - cf. Google)

A ideia (tese muito forte), mais o menos, é que os "conceitos" não podem ser formalizados com a logica (mesmo se tuda a gente segue tentando fazer isso - o Dov Gabbay, por exemplo).

- a mais grande dificuldade (pela logica [desde o calculo propositional até o lambda calculo e mais além]) é a formalização de nossa atitude, muito natural, a percever ou distinguir "similitudes" ("essa maçã esta mais vermelha do que aquela"; ou: "essos dois objetos tem mais ou menos a mesma forma"; ou "essa coisa é mais semelhante a issa do que a aquela"). Formalizar isso com a logica é "mission impossible"

- Gärdenfors sugere que, com recurso a alguns ingredientes geometricos (como o conceito de "espaco n-dimensional", com alguma metrica ["city-block", "euclidiana", ...]) isso problema (= a formalização de "semelhante") torna-se muito mais facil e pode ser formalisado (na teoria do Gärdenfors os objeitos complexos de percepção podem ser postos num "espaço conceitual" adequado, e alli a semelhança entre objeitos é [uma função inversa de] a distancia entre eles nesse espaço).

- os conceitos - asim Gärdenfors - são, muito mais do que sistemas de logica, "espaços concetuais" (conceptual spaces). E issa solução (cf. infra) é muito natural (= correlação entre "percepção de qualidade" e "dimensão mental" dum "espaco conceitual")

- isso tem muitas consequencias. A primeira: muitissimos estudos de [mainstream!] "cognitive science", baseados na ideia do Fodor (e do Ockham) que ha um "linguagem mental" ("language of thought", ou "mentalese") são muito ruins. Nunca encontraram o que procuram

- outra consequencia (isso digo eu, mas o Gärdenfors tem-me dito em 2010 que esta OK commigo nesso): a "filosofia analitica" (que, mais ou menos, quer reduzir tudo à logica) é uma restricção MUITO peligrosa da "filosofia" (a sua ferramenta principal, a logica, é muito limitada para estudar conceitos [cf. supra]: mas desde sempre a filosofia é um estudo de ... conceitos!!!)

- um espaço conceitual no sentido do Gärdenfors (2000) é um conjunto ("a bundle") de "dimenções" (cada dimenção é uma ordem de percepções reais possiveis - isso da "propriedades", quer dizer pequenos ingredientes [localidades topologicas] dos "conceitos"), cada dimenção podendo ter caracteristicas topologicas variaveis [ser dereita, circular, etc.] (ele da muitos exemplos de espaços conceituais concretos). Do ponto de vista do "viver" (para Gärdenfors, do ponto de vista darwiniano), um espaço conceitual é um "esquema" de corelação entre "percepções" e "acções" (= é uma coisa muito util para sobreviver no mundo)

- um aspeito muito bom (desse modelo), é que issos espaços conceituais são muito plasticos (= não tem muitas limitações formais, mas tem; por isso a expressividade [conceitual] deles é muito grande)

- outro aspeito muito bom: a "composição de espaços conceituais" [= "composição de conceitos", "conceptual dynamics"] esta bem modelisada aqui. Na logica isso é muito mais dificil (operações booleanas, intersecções de conjuntos) [o Gärdenfors da exemplos concretos: "black man", "stone lion", etc.]

- outra consequencia: não precisa ter uma linguagem para ter conceitos; por isso, mesmo os animais (não humanos) podem ter conceitos (mas - claro - ter uma linguagem como a nossa abre a posibilidade de crear muito mais conceitos, e de facto nos temos muitos mais conceitos, e muito mais complexos, do que os animais)

- pessoalmente, uma das coisas que me interessam muito (entre outros) nessa teoria (eu acho: prometedora): do ponto de vista da teoria dos espaços conceituais a "negação" vai ser, pelo conceitos, outra coisa que a simple "negação logica" [= a "contradiçao" da "teoria da oposição"] (= do ponto de vista desta teoria o pensamento real não é uma computação logica [uma deducção]). Eu trabalho sobre alguns aspeitos geometricos da negação (e, mais geralmente, da "oposição")

Para quem quer (e para quem pode ler francês), tenho publicado um artigo de presentação sobre a teoria dos espaços conceituais (e sobre a noção de "espaços mentais" em Matte Blanco) em 2004:

- "Deux spatialisations convergentes: I. Matte Blanco et P. Gärdenfors", (http://alessiomoretti.perso.sfr.fr/MB&G.pdf)

Abraços

Alessio

----- Original Message ----- From: "Elias Gabriel Amaral da Silva" <tolkiend...@gmail.com>