Elias,

esqueci-me dizer outra coisa, relacionada com as perguntas de você (outra resposta). De facto ja ha uma "matematica (senão uma geometria) dos conceitos" (talvez ja ha muitas outras? [também ha, claro, a "conceptual mathematics", i.e. a teoria de categorias]): isso é, a "analise formal de conceitos" (no começo: "formal Begriffsanalyse", em alemão),

Formal Concept Analysis (FCA) (http://www.upriss.org.uk/fca/fca.html)

Ha muita gente trabalhando sobre isso, ja ha muitas aplicações (muito software). O fundador é o Rudolph Wille (não me lembro do ano, talvez nos anos setenta). Uma especialista conhecida é a Uta Priss. Ha muitos congresos sobre a FCA. Na minha opinião issa teoria (e a sua ferramenta) é muito interessante. Mas não é uma geometria: é uma aplicação da "teoria da redes" ("lattice theory" - a FCA desenvolve e utiliça "concept lattices"). E não tem muito que ver (creio) com o que eu decia na outra email sobre a teoria dos "espaços conceituais" do Gärdenfors (as duas teorias tem papeles muito diferentes: a primeira é util [o bom], a segunda é verosimil [a verdade]).

Pessoalmente estou muito interessado na FCA, mas ainda não esta claro para mim qual é a relação possivel com a "geometria oposicional" (= a teoria que desenvolvo). A razões de compara-las são aqui:

- a FCA é uma formalisação matematica duma parte da intuição do Aristoteles: uma formalisação das velhas (mas profundas!) relações "genus/species" (cf. o "arbol do Porfirio"). Isso esta feito muito bem pela FCA;

- a nossa NOT ("n-opposition theory", ou "oppositional geometry", ou "geometria das oposições") é a formalisação de uma outra intuição do Aristoteles, relacionada com a primeira: o quadrado logico (o quadrado das oposições). Isso (a inteligencia das oposições) também esta feito muito bem (mas pela NOT).

- a (minha) ideia seria que esta provavelmente possivel de ter alguma teoria "matematico-aristotelica" mais geral das FCA e das NOT (= uma unica teoria com "hierarquias de conceitos" [= FCA] e com "expressão das oposições" [= NOT]). A NOT ainda não sabe exprimer essas hierarquias (a NOT é um "prisma" para analisar a "luz" da negação), a FCA ainda não sabe exprimer tudo o que a NOT sabe sobre as oposições (incluindo a "negação")

Mas até agora não sabemos como conjunger as duas teorias. A NOT é uma geometria (= esta irreducivel à teoria de grafos e [creio] à teoria de redes), a FCA não é uma geometria (= é mais semelhante à teoria de graphos e esta reducivel [creio] à teoria de redes) (tenho falado disso com a Uta Priss, ainda estamos no comieço, tentando uma pequena "federação")

Artigos sobre isso?

- ja ha um artigo muito interessante dos D. Dubois e H. Prade sobre as relações possiveis entre NOT e FCA, que esta na "Logica Universalis" do Jean-Yves: "From Blanché's Hexagonal Organization of Concepts to Formal Concept Analysis and Possibility Theory" [http://www.springerlink.com/content/y5k3751v81g13n6v/]. Mas, na minha opinião ainda não temos o que queremos como relação profunda [= unificação?] entre FCA e NOT [Dubois e Prade falam de algumos objeitos da NOT, mas não utilizam a NOT, o que é um erro (bem grande) deles]). [Blanché é a pre-historia da NOT, tem que conhecer a historia que segue]

- eu também tenho escrito outro (comprido) artigo sobre isso, mas ainda não consigui publica-lo: "Oppositional geometry compared to logical diagrams and to some other mathematical visualisations" (pdf)

Paro aqui, ja tenho sido demasiado tagarela!
Abraços

Alessio


----- Original Message ----- From: "Elias Gabriel Amaral da Silva" <tolkiend...@gmail.com>
To: "Alessio Moretti" <alem...@club-internet.fr>
Cc: "Francisco Antonio Doria" <famado...@gmail.com>; "Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA" <logica-l@dimap.ufrn.br>
Sent: Wednesday, April 11, 2012 9:01 AM
Subject: Re: [Logica-l] algumas coisas formales - geometricas, logicas, filosoficas - mesmo fora do Brasil


2012/4/8 Alessio Moretti <alem...@club-internet.fr>:

- o conceito de "conceito" (= tem razão o Gärdenfors em pensar que é
importante e que é mais geometrico do que logico?)

Mas geométrico? De geometria eu conheço retas e pontos, e círculos;
nunca entendi o que geometria (intrinsecamente) tem a ver com números
reais, até que ouvi falar que o Hilbert apresentou os números reais
como um modelo para a geometria Euclidiana (ou algo assim; não entendi
bem a essência da coisa)

No momento estou estudando geometria diferencial e não entendendo o
que seriam espaços tangentes.

Do que se trata esta tal geometria de conceitos? _______________________________________________
Logica-l mailing list
Logica-l@dimap.ufrn.br
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a