O qualis da matemática é uma lista bizarra: como o Hugo bem lembrou, tem
umas vinte revistas de medicina qualis A, muitas A1. Os artigos nessas
revistas certamente são fruto de colaborações de estatísticos com grupos da
medicina.

Nessa última lista a lógica melhorou um pouco e agora está mais ou menos na
mesma situação que a álgebra! A álgebra tem umas duas revistas A2 e tem uma
revista A1 de *geometria algébrica* e só. Portanto, mesmo disciplinas
tradicionais da matemática encontram-se maltratadas no qualis. Para
geometria diferencial também encontrei poucas revistas.

O que está supervalorizado no qualis da matemática? Me parece evidente que
é matemática aplicada: várias revistas de medicina, quase todas as revistas
do SIAM, quase todas as revistas do IEEE, etc. Para mim está claro quem
domina o qualis da matemática.

Acho que seria bom juntar pessoas de outras áreas da matemática pura e
pedir a criação de duas subcomissões com listas separadas para matemática e
estatística. Não estou lembrando direito se na filosofia tinhamos apenas
uma comissão Filosofia/Teologia e se a separação em duas subcomissões
ocorreu depois. Acho que na matemática algo parecido deveria ser feito.

Abraço
Rodrigo