Já que você cutucou, que tal colocar aluas suas de geometria diferencial,
topologia e análise matemática no youtube? Ou você quer que aritmética de
Peano seja o limite da matemática moderna?

Eu posso sugerir a você que, ao invés de debater comigo, leia e acompanhe
periódicos como o Journal of the American Mathematical Society onde você
encontrará uma variedade muito grande de assuntos, mas que geralmente vão
além desses temas já muito popularizados. Ou então a revista da Tensor
Society.

Mas, de um modo geral, como eu não sou matemático e sim lógico, não me
inteiro dessas coisas que, ao contrário das conjecturas tão citadas,
requerem mais do que matemática do ensino médio para sequer serem
enunciadas. Obviamente, já me cansei de ver enunciados simples provados de
modo muito complicado, canhões matando moscas. Tipo: usar de teoria de
curvas algébricas para demonstrar uma conjectura cujo enunciado é bem
elementar. É muito pano para pouca manga, mas que você encontra facilmente
no noticiário científico de divulgação, fora das revistas especializadas.

Sei que existem verdadeiros assuntos em matemática avançada, que são
objetos maiores em importância, de tamanho compatível com as balas de
canhão, e que não estão popularizados o suficiente como esses enigmas de
Fermat e Goldbach, ou como a noção de número complexo e número real. Por
que você não lê teoria das cascas? Devia ser mais interessante para você do
que o video do suposto "matematiqueiro".