Oi, Eduardo:

> O Newton tem falado sempre de improviso, né? Eu assisti uma palestra de uma
> hora dele num EBL que foi uma bagunça total, foi a segunda pior palestra que
> eu já assisti na vida... a pior foi uma do Arnaldo Garcia, um algebrista do
> IMPA...

A disciplina de Álgebra que cursei com o Arnaldo no IMPA há mais de
vinte anos foi uma das melhores oportunidades que tive enquanto
estudante de graduação de *testemunhar matemática sendo produzida*.  A
performance era inteiramente baseada em improviso, e o Arnaldo
praticamente reescrevia seu livro (com Yves Lequain) à frente de
todos, um pouco como "Pierre de Ménard, autor del Quijote".

Arnaldo: "Vamos ver, qual seria o próximo resultado natural a ser
demonstrado, a partir destas definições?  [...] Bem, eis uma
conjectura.  [...] Vamos escrever então a demonstração e logo
saberemos qual o enunciado correspondente.  [...] Hummm, talvez seja
melhor alterar esta definição aqui. [...]"

O efeito geral era inspirador.

* * *

[HUMOR]

E por falar em inspiração (!), os espíritos matemáticos desta lista
podem se divertir um pouco vendo Donald contar "to the biggest number
ever":
https://news.vice.com/story/how-to-count-with-donald-trump

* * *

[]s, Joao Marcos