Olá Andrea. A formulação da prova surpresa é mais familiar para mim.

A sentença poderia ser reformulada com o axioma:

*Você será enforcado na segunda ou na terça ou na quarta ou na quinta ou na
sexta.*

Essa é a única informação da sentença. O resto tem o efeito de "sem mais
informações" e é melhor entendida como uma frase da metalinguagem (sobre o
sistema de informações, não como uma informação adicional). Uma
incorporação do "sem mais informações" como uma informação positiva não
gera um sistema confiável.

A interpretação que o rábula faz da sua sentença de morte incorpora em seu
sistema de justificação a parte prescreve o que ele não saberá. Ou seja,
ele interpreta, com ajuda da má formulação da sentença, uma ausência de
informação como informação positiva.
Esse movimento incorpora na lógica do rábula uma modalidade
metalinguística. O sistema resultante de justificação do rábula é baseado
na própria noção de justificação que o sistema tenta capturar. Esse é um
tipo de planificação da linguagem/metalinguagem é problemática e não gera
um sistema dedutivo confiável. De qualquer modo, uma formalização simples
desse sistema em logica modal resulta inconsistente.

É assim que vejo o problema.

Abraço
Rodrigo

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAExWzUL_oR4Nau3i32M7KOLDL5eyzC8YnChWfQ-mxcSmqt90BA%40mail.gmail.com.