> E a pergunta que ela deixa é ótima: Será que qualquer raciocínio ou juizo
> esdrúxulo pode ser suportado por alguma lógica especifica?
>
> Esperemos que não, mas falta agora alguém fazer um vídeo explicando essa
> questão.
>
> Na  verdade, o ponto fundamental é que quase todas as lógicas não-clássicas
> ou alternativas acabam validando menos  juízos do que a lógica standard
>
> Mas isso não é absolutamente claro, e merece ser melhor avaliado.

Se a liberdade for total, como pregavam os nossos antepassados
não-clássicos, a gente não precisa sequer se comprometer com a lógica
clássica, né? (ou com os axiomas tarskianos de consequência...)

Nada me impede, em princípio, de chamar de "OU" aquilo que outra
pessoa chama de "E", e dizer que sou capaz de concluir que B é o caso
sempre que A-OU-B é o caso. :-x

Parece que o mundo anda (cada vez mais) cheio de coisas esdrúxulas!

%%%
Só para dar um exemplo de lógica *contra-clássica* que foi mencionada
aqui na lista recentemente:
https://plato.stanford.edu/entries/logic-connexive/
%%%

JM