Prezado Professor Walter, eu entendo o receio. Há várias críticas legítimas
a esse tipo de abordagem.

Uma das muitas consequências indesejáveis desse tipo de exposição pode ser
de alimentar, mesmo que inconscientemente, impressões de falsa equivalência
epistêmica. Só por "dar o palanque para maluco falar".

O intuito de Boghossian não era o de fomentar um "anything goes";
diferentes pseudociências e ciências fronteiriças variam bastante em
inúmeras dimensões. Por exemplo, algumas pseudociências como a teoria da
informação complexa especificada de William Dembski exigem conhecimentos de
ciência da computação teórica para serem endereçadas. No outro extremo, o
terraplanismo pode ser refutado por um observador municiado com
relativamente baixo conteúdo teórico - Aristóteles por exemplo deu ao menos
dois exemplos de observações sem uso de instrumentos que permitiriam essa
inferência de forma sólida.

Uma das muitas motivações (em minha opinião, nobres) de Boghossian era a de
acostumar seus alunos a avaliar com responsabilidade e de forma sistemática
a qualidade de argumentos mesmo quando as teses expressas provocam
respostas viscerais intensas no agente - como o terraplanismo provoca na
maioria das pessoas com mínimo de educação científica.

Muitas vezes nós rejeitamos tacitamente certas teses mesmo que não somos em
última instância capazes de articular boas razões para compor um bom
argumento para endereçar aos seus proponentes. Todos nós temos esses
"pontos cegos" epistêmicos.

Julgo que esses casos extremos como terraplanismo também são um bom
"sandbox" para testar novas propostas de ferramentas de critical thinking.
Afinal, se elas são boas, parece ser esperado que elas irão funcionar bem
com casos que são falsos com enorme confiança.

Um forte abraço.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAD7xiBM0aP%3DOg%2BHR73tyv6FS%2B4aksufohhrMiKNayWtL-3QZFQ%40mail.gmail.com.

Responder a