Ainda sobre "[l]os números que usamos para contar", é interessante
recordar que o problema conhecido como "Tarski's High School
Identities" / "Tarski's High School [Algebra] Problem"
https://en.wikipedia.org/wiki/Tarski%27s_high_school_algebra_problem
https://www.jstor.org/stable/2324454
foi formulado originalmente usando os inteiros positivos.  Nada de
zero aí!  (Não sei dizer como se introduz tradicionalmente este
assunto na escola [primária] polonesa, ou mesmo como se costumava
introduzi-lo na escola alemã ---usando uma língua bastante razoável,
que Tarski empregava com mais fluência antes do inglês.)

Quando eu defendi na minha universidade, há alguns anos, que a gente
começasse um curso de Matemática Discreta para o curso de Tecnologia
da Informação deixando o zero de lado, fui apedrejado.  Mas quando eu
tentei introduzir para a minha filhota de quatro anos os números
inteiros positivos ela reclamou que o zero estava faltando. ;-b

[]s, JM

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LiN1RWMDqDAJEV5zYPHXeFSA%3Dvcj8QVpBoTK68L9HiODg%40mail.gmail.com.