Santo do Dia
02 de Julho

santo otão

Santo Otão foi bispo de Bamberg e é chamado o Apóstolo da Pomerânia. Nasceu na Suábia, Alemanha, e viveu no século XII. Órfão de pai e mãe, enfrentou várias dificuldades para custear seus estudos. Mesmo assim conseguiu formar-se em filosofia e ciências humanas. Partiu então para a Polônia a fim de ganhar a vida naquele País. Aos poucos, foi-se estabelecendo, chegando a fundar ali uma escola que granjeou fama e lhe rendeu bons proventos.
Tornou-se conhecido e estimado na corte polonesa e amigo e conselheiro do imperador, que o nomeou bispo de Bamberg. Santo Otão, entretanto, somente ficou com a consciência tranqüila quando foi sagrado bispo pelas mãos do papa Pascoal, por volta do ano de 1106.
É considerado o evangelizador na Pomerânia, fundando ali numerosos mosteiros. Apoiado por Boleslau, duque da Polônia, que havia subjugado a região, e por Vratislau, duque cristão da Pomerânia, percorreu todas as cidades, instruindo os gentios e batizando os que aderiram à fé, intercedendo junto ao príncipe pela liberdade dos prisioneiros, chamando todos a abandonar os ídolos e a se converter ao Deus de Jesus Cristo. Espalhou missionários por toda a Pomerânia.

Outros santos do dia*
Monegundes, Pedro de Luxemburgo, Processo (mártir), Martiniano (mártir), Monegunda (viúva de Chartres), Suetônio (Inglaterra), Otão (Bamberg), Bernardino Realino (Apúlia)

Prece do reconhecimento das obras de Deus

Deus, nosso Pai, cantamos a vossa glória e louvamos o vosso Nome.
Vós sois a Rocha em que buscamos apoio e proteção.
Que suba até vós este canto: Escutai, ó céus, e eu falarei; ouve, ó terra, as palavras de minha boca; minha doutrina desça como chuva, minha palavra se espalhe como orvalho; como chuvisco sobre a relva e aguaceiro sobre a grama. Vou proclamar o nome do Senhor: e vós, dai glória ao nosso Deus! Ele é a Rocha, e sua obra é perfeita, pois seus caminhos todos são justos; ele é um Deus fiel, sem injustiça, ele próprio é justiça e retidão (cf. Deuteronômio 32,1-4).

Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves
Reprodução autorizada pela