Santo do Dia
04 de Julho

santo ulrico
 

Nasceu na Alemanha no ano 890 e foi educado na abadia de São Gal. Tinha como conselheira Santa Viborade, a quem ele chamava de ama. Foi secretário de Santo Adalberom, bispo de Augsburgo. Em 909, foi em peregrinação a Roma, onde Sérgio III o nomeou sucessor de Adalberom que acabava de falecer. Somente em 924 tomou posse do bispado, que se encontrava em estado deplorável: a catedral havia sido destruída pelos húngaros e os fiéis andavam dispersos. Procurou favorecer a formação e a instrução do clero; a todos acolhia com alegria e bondade; ouvia as reivindicações de seus súditos, fazendo-lhes justiça; velava pela defesa da cidade ... Animou a espiritualidade e deu novo alento ao culto litúrgico. Visitava freqüentemente a diocese, servindo-se de uma carroça puxada por bois, a fim de rezar e de salmodiar juntamente com o seu capelão.
Salvou a Alemanha de uma guerra civil iminente em 954. Na invasão húngara, quando Augsburgo foi sitiada, Santo Ulrico organizou a resistência. Convocou as mulheres e as organizou em dois grupos. Enquanto um grupo dava a volta em procissão pela cidade, outro grupo prostrou-se no pavimento da igreja, rogando a Deus pela cidade. Mandou que dispusesse em torno do altar no presbitério, todas as crianças de peito, para que também os pequeninos com o choro rezassem à sua maneira. Em 955, o perigo húngaro foi debelado.
Pressentindo a morte, mandou espalhar cinza em forma de cruz, deitou-se sobre ela e ali expirou. Era o dia 4 de julho de 973. Tinha 80 anos de idade e 50 de episcopado.

Outros santos do dia*
Isabel (rainha de Portugal, sobrinha-neta de Isabel da Hungria), André (de Creta), Oséias, Nanfanião (África do Norte), Laureano (mártir de Berry), Calásio (de Auverge), André, Catarina Jarrige



Prece do pastor profeta e irmão

Deus, nosso Pai, dai-nos entender que voltarmos para vós é voltarmos também para o homem, premido pelas circunstâncias e exigências da época em que vive.
O nosso amor por vós jamais será sincero enquanto não abrirmos nosso coração ao diálogo, à cooperação e à solidariedade com nossos semelhantes, rompendo as fronteiras do egoísmo e dos preconceitos que nos afastam de vós e de nossos irmãos.

 
Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves
Reprodução autorizada pela
 Editora Paulinas

 
Organização desta página:
Ubiratan H. O. Pimentel

Edição em HTML:
Fernando César de T. Santos

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a