A questão da Formação Doutrinária.
ORSON PETER CARRARA - MATÃO-SP
Dirigente Espírita - Maio a Junho de 2.001.


“Perdemo-nos em discussões vazias, brigamos por pouco, mantemos erros do passado, queremos impor idéias pessoais, lutamos pelas vaidades e disputamos soberanias.”
Em seu livro "Curso Dinâmico de Espiritismo - O grande desconhecido" *, o Prof. J. Herculano Pires afirma: "Gerações a gerações de espíritas passaram pela Terra, de Kardec até hoje, sem terem obtido sequer um laivo de educação espírita de formação doutrinária sistemática. Aprenderam apenas alguns hábitos espíritas, ouviram aulas inócuas de catecismo."
Embora a afirmação possa parecer dura, ela reflete uma realidade ainda existente. Falta de estímulo dos pais ou dos grupos a que se vinculam formaram espíritas distantes da própria Doutrina Espírita. A ausência de um programa contínuo de estudo do Espiritismo formou espíritas que se contentam em, apenas, freqüentar o Centro para receber passes ou ouvir palestras.
Eis aí uma das causas de certos desencontros, aberrações, intrigas, falta de união e distorções ainda existentes na prática espírita. Falta-lhes amor à Doutrina, aos companheiros que se dedicam com abnegação à nobre causa, aos que buscam o Espiritismo com a sede do conhecimento, com a fome do conhecimento; falta o amor pela verdade, que continua sufocada pelas mentiras das trevas. Embora não transcrita com as mesmas palavras, a idéia é também do próprio Herculano Pires (no mesmo livro, pág. 124). Isto é crítica severa? Não! Apenas constatação de um equívoco. Esquecemos do principal: ensinar o Espiritismo.
Perdemo-nos em discussões vazias, brigamos por pouco, mantemos erros do passado, queremos impor idéias pessoais, lutamos pelas vaidades a disputamos soberanias.
E qual a causa de tudo isto? A resposta é simples: faltou estudar. Queremos, sim, conversar com espíritos, temos pressa em aplicar e receber passes, mas esquecemos de estudar... Deixamos de valorizar os estudos e procuramos a Casa apenas para receber os benefícios que ela possa oferecer, mas não nos lembramos da importância da iniciativa pessoal em participar, em ser útil oferecendo nosso tempo e nossa disposição para o bem do Movimento.
Enquanto dirigentes, julgamos que o público freqüentador não tem vontade própria e queremos segurá-lo a qualquer custo...Claro que tudo isto não é regra geral. Mas os problemas se acumulam exatamente pela distância do estudo.
Nossa maior preocupação deve ser o da formação doutrinária. Os Centros devem se ocupar do principal: Ensinar Espiritismo. Para isso, propiciar condições de estudos, planejar aulas, cursos e seminários. Discutir e dissecar os temas, explicar o significado das palavras, exemplificar claramente, falar com clareza e objetividade; analisar temas da atualidade à luz do Espiritismo e propiciar troca de idéias para que o grupo participe com perguntas. Esta formação inclui a prática e vivência espíritas, que por sua vez, serão consolidadas com a participação em todas as atividades da Casa, sejam elas doutrinárias, mediúnicas, assistenciais, administrativas ou de divulgação.
Como formar um adepto coerente, um espírita consciente, se ele permanece distante da realidade da Doutrina? Apenas ouvindo a recebendo passe, nunca saberá o que é o Espiritismo. Para este, o Espiritismo se resume na reunião pública de passes!!!???...
Temas como Unificação, Movimento Espírita, Personalidades Espíritas (especialmente do passado, nossos pioneiros), História do Espiritismo a outros permanecem absolutamente desconhecidos do público. Por que? Exatamente porque não se fala sobre isso... Ah! Mas isto é sempre comentado em artigos, jornais, revistas. Mas aí vem outra pergunta: o público sabe dos jornais, revistas, artigos, etc? Conhece a imprensa espírita? Também não, pois ninguém comenta, distribui, estimula ...
Como ficamos? Como espíritas distantes da Doutrina.Felizmente a mentalidade está mudando. Hoje possuímos mais dinamismo no Movimento, mas há muito por fazer. Transformemos nossas Casas em reuniões de estudos, em escolas de Espiritismo. Somente isto será capaz de formar o espírita que não fica apenas com hábitos mal aprendidos ou com aulas vazias, mas descobrem as jóias do conhecimento espírita.
*Editora J. Herculano Pires (Juiz de Fora- M.G), 2a. edição, cap. XVII
 

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

BEGIN:VCARD
VERSION:2.1
N:;WINDOWS HELP
FN:WINDOWS HELP
EMAIL;PREF;INTERNET:[EMAIL PROTECTED]
REV:20010905T152730Z
END:VCARD

Responder a