Irmãos e Irmãs,
Atentem para o Evangelho de hoje. Ele trata exatamente do Salmo que se localiza no MEIO da Bíblia, o Salmo 118.
"Guiai-me, Senhor, ....tem um significado esotérico muito profundo..... 
 
 

Terça-feira, 24 de setembro de 2002
25ª Semana do Tempo Comum, cor litúrgica verde
Dia do Soldador

Leitura:
Pr 21, 1-6.10-13
Salmo:
118 (119), 1.27.30.34.35.44 
Evangelho:
Lc 8, 19-21

Santos do dia:
Geraldo de Csanad (1046, monge beneditino veneziano), Germano, Pacífico, Geremário, Isarno (1043), Pacífico de São Severino (confessor franciscano da 1ª ordem)

Oração do dia:
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna.


Leitura
Provérbios (Pr 21, 1-6.10-13)
DEUS NOS CONHECE EM PROFUNDIDADE

1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.

Salmo
118 (119), 1.27.30.34.35.44 (R/.35a)  
GUIAI-ME, SENHOR, NO CAMINHO DE VOSSOS PRECEITOS!

Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!

Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.

Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.

Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente a cumprirei!

Evangelho
Lucas (Lc 8, 19-21)
A MÃE E OS IRMÃOS DE JESUS SÃO AQUELES QUE 
OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A PÕEM EM PRÁTICA

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver". 21Jesus respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".

Comentando o Evangelho(1)
OUVIR E PRATICAR A PALAVRA

A presença inesperada da mãe e dos irmãos, seus parentes próximos, ofereceu a Jesus a chance de explicitar o tema da ligação entre ele e os discípulos, bem como de repensar a questão dos laços que o ligavam à sua família de Nazaré.

Jesus relativizou a vinculação familiar, à base dos laços de sangue. Existe algo mais fundamental que estabelece vínculos profundos com ele, para além do círculo familiar: a escuta e a prática da Palavra de Deus.

Portanto, é a vontade do Pai o elo de ligação entre Jesus e os discípulos do Reino. Ele é quem vincula a grande família do Reino, encabeçada por Jesus. E o sinal de que todos pertencem à mesma família é dado pelo modo como agem. Não se trata de genealogias, nem de nomes, e sim da ação compatível com a vontade do Pai.

Todos sabem que pertencem à mesma família por terem idêntico modo de proceder. Os irmãos e as irmãs se reconhecem mutuamente pela mesma prática do amor, pela disposição a perdoar e viver reconciliados, pelo desejo de formar comunidade, recusando-se a oprimir e explorar o semelhante. É assim que se comportam os familiares do Mestre.

Quanto à mãe de Jesus, ela, mais do que ninguém, soube ouvir a Palavra de Deus e pautou por essa Palavra toda a sua existência. O novo critério enunciado por Jesus de forma alguma a diminui, antes, confirma-a na sua condição de mãe. Sua fidelidade a Deus foi a toda prova.

Primeira Leitura(2)
SENTENÇAS DIVERSAS

O homem tem o hábito de se considerar justo, mas Deus é quem "pesa os corações" (v. 2). A morte revelará a transparência do espírito e a justiça interior. Jesus estigmatiza veementemente a hipocrisia. A disposição íntima do coração e a prática da justiça dão valor a todo sacrifício (v. 3). O que pomos de nós nas ações é que lhes de sentido e valor. Temos necessidade de planificai; fazer projetos, o que requer reflexão antes de agir; estudo dos fins e dos meios, para não ficarmos a meio caminho... de mãos vazias (v. 5). Não fechar os ouvidos ao grito do pobre (v. 13) significa ser aberto à situação de outrem, capaz de tomar a peito a justiça e o amor, assemelhar-se a Deus.

 

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998; (2/3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO, ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991.

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Reply via email to