Coletivos feito o metarrec são caros. Mas também tem muita facilidade de gerar recursos. É o caso de ser onívoro em termos de recursos: aceitamos tudo, reciclamos tudo, entregamos para todos.

Achei muito boa a idéia de vender produtos, serviços, ter rede de sponsors, projetos via governos, estado, autarquias, fundações, projetos culturais, marketingue social e cultural...

... mas vcs não acham que aquela recusa (motivada) em criar uma ong não precisa ser repensada? Ter cnpj facilita navegar no hemisfério do cartório (toda a latinidade!). Quando encalhou (e foi um megabode) a idéia de ong, a coisa travou pelo coletivo não dar conta de diferenciar tática (a ong) da estratégia (horizontalidade, transdisciplinaridade, autonomia, consenso, tecnopolítica). A ong não é para ser o metarec, apenas para viabilizá-lo.


Estou entrando com esse papo (podem me chamar de ongueiro, reaça, reformista... sei que não sou!) porque tou achando que para esporificar o metarec por aqui, vamos precisar... por que delegar isso ao agente cidadão ou a outra ong, se podemos ter nossa própria ong plataforma (plataforma, não estrutura)? será que o estatudo duma ong assim não podia ser feito de maneira a esvaziar o cartelismo do modelo de organização?








Djair Guilherme wrote:
Ô moçada, eu acho que rolaria se autosustentar e pagar um aluguelzinho para um meta-lab. A sede que a gente aluga no MH sai uns 700 paus, só de aluguel. Tem água luz e telefone. Tudo deve sair uns 1000. A gente racha isso entre umas quinze a vinte pessoas e o telecentro a 1 real paga o telefone e o speedy (com quatro máquinas).

Tem mês que atrasa conta e etc... mas estamos lá a dois anos (quase três). Fizemos duas reformas nesse esquema, construímos alguns móveis metarecs (com portas de armário e cabos de vassoura que achamos na rua) e estamos bem com a coisa toda.

Vai lá umas coisas que eu acho que a gente podia vender para segurar um espaço destes:

  1. Oficinas, cursos, workshops... Compartilhar o que sabemos a um
     preço acessível (ver que acessibilidade é essa é um ponto a ser
     discutido);
  2. Cds com distros customizadas.
  3. Apostila do Meta.
  4. Metareciclagem. De computador, de chocolate, de móveis, de tudo...
  5. Videoaulas em VCD.

E por aí vai...

Dja
_______________________________________________
Metarec mailing list
Metarec@colab.info
http://www.colab.info/cgi-bin/mailman/listinfo/metarec


begin:vcard
note;quoted-printable:"Da =C3=A1gua estagnada se espera o veneno" (W.Blake) 
version:2.1
end:vcard

_______________________________________________
Metarec mailing list
Metarec@colab.info
http://www.colab.info/cgi-bin/mailman/listinfo/metarec

Responder a