Olá Pessoal,

Estava pesquisando sobre softwares para gerenciar redes e encontrei o
Nagios. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o uso do mesmo para
monitorar interfaces de roteadores:

- Necessito realizar alguma configuração nos roteadores?

- Qual a melhor maneira que posso implementar isso ?

- Como é criado o mapa da topologia? Tenho que informar algo além de "isso
conecta com aquilo" ?

- Como seria mostrado o estado das interfaces de um roteador no mapa? Veria
um roteador com várias linhas saindo em direção a outros roteadores
representando as interfaces, ou veria um icone pra cada interface do
roteador?

- Tenho que configurar manualmente cada roteador nos arquivos de
configuração ou tem algo que automatize pelo menos um pouco isso? E as
interfaces, uma a uma ou soh cadastrando o roteador o Nagios já se informa
sobre as interfaces criadas nele?

- Qual uma configuração boa do computador para rodar o Nagios(Para monitorar
em torno de 300 roteadores)? Ele usa muita memória, processamento, etc?

- Qual a melhor distro para rodar ele? ( não quero iniciar brigas religiosas
de qual distro eh melhor ou pior, apenas qual é mais compatível com o
software )

Acho que é SÓ isso hehehe. Desculpem a quantidade, porém já li bastante
coisa sobre e não encontrei nada que me afirmasse com certeza esses meus
questionamentos. Espero em breve estar instalando, usando e compartilhando
as experiências com vcs.

Obrigado desde já,

--
José Paulo de Oliveira Petry