Senhores, boa tarde.

Sou novato no Nagios, embora já tenha instalado, configurado e já
executando alguns monitoramentos padrões e seria justamente sobre
esses monitoramentos padrões que gostaria de fazer minha primeira
participação nesta lista.

Pelo que entendi, o nagios já vem com algumas opções padrões de
monitoramento, como por exemplo partição root, memória e etc. Se o
nagios já vem com essas opções padrões, por que eu deveria utilizar
outros plugins para por exemplo monitorar o tamanho das partições do
servidor (local/remoto)?
O nagios não trás essas informações corretamente?

O nagios vem com uma opção para monitoramento de windows, essas
configurações não são suficientes?

Eu li em alguns fóruns e sites que algumas pessoas utilizam um plugin
chamado nrpe para monitorar estações/servidores windows e linux, os
templates de configuração que já vem no nagios não são suficientes
para obter essas informações?

Claro, eu entendo que o plugin vem para dar uma "turbinada" no nagios
mas, gostaria de entender melhor essas questões.

Caso alguém se proponha a me ajudar, ficarei agradecido.
obs: consigue muitas documentações sobre nagios na web, se alguém da
lista tiver algum documento interessante que queira compartilhar,
ficarei grato em receber e, se tiver mais alguma lista ou fórum que
seja sobre nagios também ficaria grato em receber os endereços para
participação e pesquisas.

Desde já obrigado.

--
Fernando