Jose, bom dia.
Obrigado pela paciência e pela respostas.

Estou lendo o manual do Nagios, devagar e sempre.
Sobre esses plugins nativos e não nativos que estava em dúvidas.

Talvez deva instalar e testar o nrpe antes de prosseguir com os questionamentos.

Pelo que pude ver da primeira execução do Nagios, imaginei que não
seria necessário nenhum outro plugin para monitorar as informações que
ele já mostras nativamente, swap, root partition, memória.. etc.

Por enquanto obrigado =D
Att,
Fernando

Fernando