O uso do protocolo TCP é mais confiável que UDP simplesmente porque o
protocolo é orientado a conexão. Em palavras mais simples, ele faz a
recuperação de pacotes de rede perdido no próprio protocolo, enquanto
que o UDP depende da aplicação conferir e fazer a recuperação da
informação.
Mas as perdas existem tanto com o uso de um ou outro protocolo. E
dependendo da escala de monitoração, usar TCP para contornar uma
deficiência da rede pode trazer outros problemas.

O SNMP pode oscilar não apenas por causa da rede, mas tbm pode falhar
se o agent estiver com problemas. Existem técnicas adequadas para cada
caso, mas se vc não tem uma conexão confiável por rede remota, melhor
fazer a monitoração por um agent na rede local e fazer o relay dos
resultados. Claro que estamos falando aqui de um evento de monitoração
e não um alarme (notification, trap) no SNMP.

Então para uma monitoração adequada, precisamos primeiro ver se a
condição que gera os resultados indesejados é a rede e aplicar
correções na rede ou mudar a topologia do agente Nagios para contornar
a situação, por exemplo usando NSCA. Se a situação é mais devido à
demora da aplicação SNMP do host monitorado, ajustar parâmetros de
timeout pode ajudar.

Um outro ponto a ser considerado é quantos threads podem ser rodados
simultaneamente. Em se usando uma aplicação com uma resposta não muito
imediata como o SNMP, faz sentido ter a máxima quantidade de threads
simultâneos, uma vez que a interação com o host monitorado demora bem
mais que uma interação com ping (por exemplo). Como vc usa o valor
default, então não há limitações... mas vale a pena checar. Tem q ser
zero. ;)

sd,
Edgar