De: Marcel [mailto:mits...@gmail.com]
Para: Unofficial Brazilian (Portuguese) Nagios Users List
Assunto: Re: [Nagios-users-br] RES: Nagios em rede GRANDE, BEM GRANDE.

É configuração distribuída? Quando trabalhei em um grande provedor, tínhamos
20k serviços em ~3k servidores. A partir de 5k serviços o nagios já começava
a apresentar latencia de checagem. Partimos pra solução distribuída,
primeiro no padrão nagios, mantendo 7 servidores slaves e 2 masters
replicados.

Assim vc distribui a carga do Nagios.

Quando estávamos chegando perto de 15k serviços, tivemos mais problemas de
performance, principalmente no broker_module ndo2db, que não escalava os
updates para o banco.

Daí mudamos várias partes da solução, tiramos o módulo NEB padrão,
construímos um assíncrono para updates no banco apenas se os status updates
estivessem diferentes, ou seja, nas mudanças de estado.

Assim conseguimos utilizar normalmente o banco ndo, enquanto que o consumo
de banda de rede foi otimizado.

Depois de alguns meses, chegando perto de 20k serviços, tivemos que partir
para utilização do DNX. Aí foi mais complicado acertar, com o crescimento do
número de slaves para 10, manter as configurações dos slaves se tornou uma
tarefa complicada, que tomava muito tempo e era muito sujeito a erros
manuais. Construímos um sistema para plugar em nosso banco CMDB para extrair
as informações dos ativos e transformar em configurações nagios, com
automação de vários processos.

Aí a coisa ficou tão boa que o trabalho ficou sem graça e eu saí de lá para
outras oportunidades! rs

A escalabilidade do nagios é um tanto complicado de se alcançar, mesmo o
nagios sendo bastante flexível, o aumento do número de ativos monitorados
implica em um crescimento exponencial na manutenção do parque de
monitoramento.

Ando avaliando o shinken, que é uma re-implementação do nagios em python,
com as melhores práticas para atingir escalabilidade e estabilidade e
facilidade na manutenção do parque. Está bastante cru ainda mas possui um
potencial bem interessante para grande escala de monitoramento.

Para tentar resolver o seu problema de latẽncia, dê uma lida nas dicas de
grandes instalações na documentação, o nagios.cmd vira um gargalo a partir
de um determinado ponto, então uma tentativa é aumentar o check_period,
digamos de 5 para 10 minutos, e ver se resolve.

Alguns serviços não precisam ser monitorados de 5 em 5 minutos. Tente criar
hierarquias de serviços a serem monitorados, os críticos recebem mais
atenção e têm um período menor de checagem, enquanto que outros serviços
podem ter uma frequência baixa de checagem, digamos, a cada meia hora.

É uma tarefa hercúlea se não utiliza massivamente templates, hostgroups e
servicegroups, mas ataca o seu problema de latência se conseguir diminuir o
número de checagens simultâneas, criando uma árvore hierárquica de
prioridade e urgência/necessidade da informação mais up-to-date.

Espero ter jogado alguma luz para resolução deste problema.

[]s