Luis

Onde trabalho, temos um plugin que monitora memória fisica e swap. Posso te
mandar o fonte amanhã. ão tem um ./configure para geralmente funcina os
servidores Intel com Linux Red Hat e Sparc com Solaris que temos.

Mas gostaria de argumentar com voce quanto ao comportamento do servidor...

A memória tende a 100% porque o Linux (e a maioria dos sistemas atuais,
incluindo Windows) faz cache de arquivos na memória.

Temos um servidor com 32Gb de RAM rodando Oracle, sendo que o Oracle pega
4Gb para si (configuração estática). O Banco tem aproximadamente 800Gb e
depois de umas 4 horas de produção a memória bate em 97%... Normal.

Quanto ao swap, o desejável é que não aconteça sua utilização, porque disco
é muito lento e memória muito barata hoje em dia. Se o Linux manda para swap
o gnome, por exemplo, porque ninguem usa a interface gráfica, tá
maravilhoso... De resto, tente administrar para que o swap nunca seja
utilizado.

[]s

JGeraldo