Olá José, Luis e toda a lista. Eu até fiz algo parecido, mas acabei não
utilizando e apaguei. Eu fiz um script que chama os scripts check_mem e
check_swap com parametros para ignorar o que estivesse em cache,
filtrando exclusivamente o que estiver em uso na memória. Se você tiver
alguma habilidade de scripting em bash é bem fácil escrever algo assim.
O padrão de saída que o nagios espera de um script é simples.