Oi

Não sei se "peguei" bem sua ideia.

Voce precisa saber se eles estão se comunicando ou sele es podem se
comunicar? É diferente...

Com ping, voce pode instalar o nrpe no servidor A, colocar o check_ping no
servidor A e chamar a entrada do "check_ping servidor B"  usando o
check_nrpe.

Desta maneira voce verá que os servidores podem trocar ICMP. Mas não garante
que o servidor A possa abrir o Banco do servidor B nem que a conexão com o
Banco esteja aberta...

Espero ter ajudado...
[]s
JGeraldo