Em 28/4/2011 12:53, Gustavo Lessa Meireles escreveu:
> Boa tarde a todos,
>
>    Antes de mais nada, gostaria de agradecer pela oportunidade de fazer parte
> dessa lista, e desejar a todos muita alegria e sucesso nas suas missões.
>    Eu estou responsável por instalar e configurar o NAGIOS na empresa que
> trabalho. Essa parte foi tranquilo, mas o que está me complicando um pouco é
> com relação aos parâmetros que preciso usar para checar os serviços com os
> check_????. De modo que eu gostaria de saber se alguém tem um tutorial com
> exemplos de cada um dos serviços disponíveis, como o CHECK_HTTP, CHECK_FTP,
> [...]
Amigo seja bem vindo....eu também..rs
Seguinte rode os comandos fora do Nagios e verifique os argumentos que
cada um exige/permite ser utilizado.
Exemplo para ftp:
Entre dentro do diretório /usr/local/nagios/libexec/
#./check_ftp

[root@backup02 ~]# cd /usr/local/nagios/libexec/

[root@backup02 libexec]# ./check_ftp
check_ftp: No arguments found
Usage:
check_ftp -H host -p port [-w <warning time>] [-c <critical time>] [-s
<send string>]
[-4|-6] [-j]
[-D <days to cert expiry>] [-S <use SSL>] [-E]

Para executa-lo na mão para um host ficaria (Exemplo simples):

[root@backup02 objects]# /usr/local/nagios/libexec/check_ftp -H 10.1.1.1
-w 60 -c 80
FTP OK - 0,003 second response time on port 21 [220 FTP Server
ready.]|time=0,003167s;60,000000;80,000000;0,000000;10,000000

Bom ai você já viu que funciona o plugin, agora agende a execução dele
no nagios usando as definições de comandos:

command.cfg
# 'check_ftp' command definition
define command{
         command_name    check_ftp
         command_line    $USER1$/check_ftp -H $HOSTADDRESS$ $ARG1$
         }

Defina o serviço para um host

define service{
         use                                       generic-service
         host_name                          Furacao
         service_description           FTP
         check_command               check_ftp!-W 60 -C 80
         contact_groups                  admins
         servicegroups                     servicos_importantes
         }

Bom no mais é isso ... espero que ajude.