Jotagera,
Obrigado pelo pronto retorno.
Analisei suas opções, mas é o seguinte:
Minha idéia inicial é não usar o NSCA
Já até instalei o NSCA e coloquei uma linha no final do .bat prá enviar ao
Nagios a mensagem de retorno do script de backup.
Mas, se, por exemplo, o servidor windows cair no meio da execução do .bat, ele
interrompe o script e não manda a mensagem pro Nagios via NSCA. Aí, teríamos
que configurar o tal de freshness pro nagios alertar que não terminou o backup,
etc. Meio enrolado isso, a meu ver. A não ser que você me prove o contrário, aí
eu aceito. rsrsrsrs
Então, o que eu queria, preferencialmente, é fazer checagem ativa a partir do
Nagios.
Me interessou muito essa idéia do NSClient++. Já até instalei ele em alguns
servidores. E fiz testes.
Mas como eu parti prá fazer todas as minhas checagens via SNMP, acabei não
precisando usar mais o NSClient++.
E suas colocações me despertou uma dúvida: achei que o tal de NRPE checasse
somente máquinas Unix/Linux. Ele checa também máquinas Windows?!?!?!? Achei que
prá Windows fosse só o check_nt.
Se o NRPE funfar prá Windows, pode ser essa a nossa solução.
Outra dúvida: esse check_logs.pl roda no servidor nagios ou no cliente windows.
Pelo que expus acima, pretendo achar um script que rode no Nagios, de forma
ativa.
Poderia dar retorno?

Diramos