At 22:26 4/8/2004, you wrote:

Olá !

x=7a+5=13b+9=>7a-13b=5; a,b,c naturais

OPa .. 7a - 13b = 4

Dai a=(5+13b)/7

a = (4 + 13b)/7

Como a é suposto inteiro => b=7c+5

b = 7c + 4

Daí, substituindo na primeira relação, temos que:

x=13(7c+5)+9=91c+65

x = 13(7c + 4) + 9 = 91c + 61

Alternativa c)

Alternativa b

Eu particularmente acho mais legal resolver esse tipo de questão encontrando uma solução particular:

quando vc chega a
7a - 13b = 4
note que a = 8 e b = 4 é uma solução possível.
Daí N = 7*8 + 5 é um possível valor para N e se esse valor particular deixa resto 61 todos os outros valores de N tb deixarão resto 61.
Há diversas técnicas de encontrar solução particular (por exemplo usar o algoritmo de euclides para expressar o mdc entre 7 e 13 como uma combinação linear deles e depois multiplicar por 4..) na maioria dos exercicios a solução particular pode ser claculada por tentativas.
Há alguns artigos na Eureka e na RPM sobre esse tipo de equação dita diofantina.

[]'s MP

Até mais.

> Eu acho que está faltando uma alternativa nesta
questão a letra "d" como
> sendo 63 , voces não acham?

resto

=================
usar a lista em

=================

=================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar
a lista em

=================

Atenciosamente,

Osvaldo Mello Sponquiado
2º ano em Engenharia Elétrica
UNESP - Ilha Solteira

__________________________________________________________________________ Acabe com aquelas janelinhas que pulam na sua tela. AntiPop-up UOL - É grátis! http://antipopup.uol.com.br/

Este e-mail está livre de vírus.
Verificado por AVG Anti-Vírus (http://www.avgbrasil.com.br).
Versão: 7.0.262 / Banco de dados de Vírus: 264.2.0 ­ Data de Lançamento: 2/8/2004

--
Mensagens enviadas estão livres de vírus.
Verificado por AVG Anti-Vírus (http://www.avgbrasil.com.br).