Eaew bixo, eu encontrei um raciocínio assim:
primeiro eu quis saber de quantas formas os 15 estudantes podem se sentar nas 15 cadeiras, se as cadeiras não tivessem reunidas em torno de uma mesa circular seria somente 15!, mas como tá na mesa circular a gente tem de dividir isso pelos permutações cíclicas possíveis entre os 15 elementos, ou seja, divide por 15, dá 14! maneiras de agrupar os 15 alunos nessa mesa. Imaginei então que para uma dada configuração dos 15 alunos na mesa, o q devia ocorrer com as cópias das listas de problemas, para que todos conseguissem ver a lista, se agruparmos os 15 alunos em trietos adjacentes de alunos conseguiremos, com 5 cópias, fazer com q todos vejam a lista, e portanto, a outra cópia pode ser dada a qualquer um dos 10 alunos restantes. Como podemos organizar, para uma dada configuração dos alunos na mesa, 3 formas de separar os alunos em trietos adjacentes distintos, e para cada uma dessas, 10 formas de entregar a sexta cópia da lista, portanto, no total eu encontrei que dá para os alunos fazerem o estudo de (14!*3*10) maneiras distintas. É provável q eu tenha me esquecido de alguma repetição q aparece nesse raciocínio, porque esse número tá grande demais, mas eu acho q é isso: (14!*3*10).
Até mais cara, um abraço!
Jorge Armando

From: vinicius aleixo <[EMAIL PROTECTED]>
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] combinatoria..
Date: Wed, 4 Oct 2006 22:39:17 -0300 (ART)

Um grupo de 15 pessoas se reune pra estudar uma lista de exercicios numa mesa redonda de 15 lugares. Porém , só há 6 cópias da lista. Uma pessoa enxerga a lista se ela estiver logo a sua frente ou logo a frente de uma pessoa imediatamente ao seu lado. Quantas configurações tornam o estudo possível?

resolver esse problmema eh a msm coisa de determinar de qts maneiras 15 estudantes podem se sentar em 15 cadeiras?

  abracos

  Vinicius

Descubra como mandar Torpedos Messenger do computador para o celular http://www.msn.com.br/artigos/maguire/default.asp