Ola pessoal,
como a discussao esta boa, vou arriscar uma opiniao:

um aluno deve ser treinado para ser absolutamente rigoroso ao resolver
problemas de matematica, mas ao mesmo tempo, deve saber restringir o
conjunto-solucao de acordo com as circunstancias que envolvem o problema.
Assim eh na vida real, todo engenheiro sabe disso. Grandes empresas modernas
exigem este tipo de postura e maleabilidade por parte de seus executivos.
Numa prova de concurso, igualmente, as alternativas fazem parte das
questoes, sao, por assim dizer, as "circunstancias" que envolvem o problema
propriamente dito, e, portanto, devem sempre ser levadas em consideracao -
pelo menos na hora de escolher a resposta :). Este tipo de questao que testa
nao apenas o conhecimento livresco, mas tambem a capacidade de adaptacao aas
diversas circunstancias (por mais inusitadas que sejam) esta sendo cada vez
mais comum em concursos e vestibulares. Restringir o conjunto solucao por
meio das alternativas nao eh algo incomum em questoes de concurso. Poucas
questoes de regra de tres composta, por exemplo, entram em detalhes como:
"suponha que as galinhas comem exatamente a mesma quantidade de racao por
dia", etc. O mesmo acontece com questoes de analise combinatoria, isto é, as
alternativas funcionam para estringir as respostas e deixar "subentendido" o
conjunto-solucao. A Fundaçao Carlos Chagas eh um exemplo disso.
Posso estar enganado, mas acredito que o examinador elaborou a questao dessa
forma "incompleta", intencionalmente. Neste sentido, eu nao diria que a
questao esta mal formulada, mas que que eh uma questao "maliciosa", no bom
sentido. E todo professor deve treinar seus alunos para encararem este tipo
de questao, mesmo porque a vida vai exigir essa atitude deles...

Um abraco,
Palmerim

Em 19/09/07, [EMAIL PROTECTED] <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá,
>
> Em princípio, concordo com o Nehab.. a questão está um tanto
> quanto mal formulada, e do jeito que diz ali, não parece haver um
> menor.
>
> No entanto, existe uma outra possível interpretação..
> Acho que o que questão está pedindo é um típico caso de
> multiplicador de lagrange: minimizar f(x,y) = x+y,
> sujeito a 1935x = 5175y.
>
> - Leandro.

Responder a