Ola' pessoal,
pois vamos tambem meter o bedelho...:-)

Nem acho que tenha sido intencional a ma' formulacao da questao. Me parece mais
uma distracao do examinador (faltou dizer que x e y eram inteiros), e, caso eu
dependesse dessa questao para qualquer coisa, nao teria a menor duvida em
sapecar a letra "D" (x=115 , y=43).

Certamente que, depois da prova, argumentaria com o professor que a questao
deveria ser anulada, mas meu ponto estaria garantido...

E nada como relembrar duas frases oportunas:
   "A interpretacao faz parte da questao"
   "A corda sempre arrebenta do lado mais fraco"

Na falta de consenso, adivinhe quem e' o "lado mais fraco"...hehehe

[]'s
Rogerio Ponce

Palmerim Soares <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: Ola pessoal,
 como a discussao esta boa, vou arriscar uma opiniao:

 um aluno deve ser treinado para ser absolutamente rigoroso ao resolver
problemas de matematica, mas ao mesmo tempo, deve saber restringir o
conjunto-solucao de acordo com as circunstancias que envolvem o problema. Assim
eh na vida real, todo engenheiro sabe disso. Grandes empresas modernas exigem
este tipo de postura e maleabilidade por parte de seus executivos. Numa prova
de concurso, igualmente, as alternativas fazem parte das questoes, sao, por
assim dizer, as "circunstancias" que envolvem o problema propriamente dito, e,
portanto, devem sempre ser levadas em consideracao - pelo menos na hora de
escolher a resposta :). Este tipo de questao que testa nao apenas o
conhecimento livresco, mas tambem a capacidade de adaptacao aas diversas
circunstancias (por mais inusitadas que sejam) esta sendo cada vez mais comum
em concursos e vestibulares.  Restringir o conjunto solucao por meio das
alternativas nao eh algo incomum em questoes de concurso. Poucas questoes de
regra de
 tres composta, por exemplo, entram em detalhes como: "suponha que as galinhas
comem exatamente a mesma quantidade de racao por dia", etc. O mesmo acontece
com questoes de analise combinatoria, isto é, as alternativas funcionam para
estringir as respostas e deixar "subentendido" o conjunto-solucao. A Fundaçao
Carlos Chagas eh um exemplo disso.

 Posso estar enganado, mas acredito que o examinador elaborou a questao dessa
forma "incompleta", intencionalmente. Neste sentido, eu nao diria que a questao
esta mal formulada, mas que que eh uma questao "maliciosa", no bom sentido. E
todo professor deve treinar seus alunos para encararem este tipo de questao,
mesmo porque a vida vai exigir essa atitude deles...

 Um abraco,
 Palmerim

 Em 19/09/07, [EMAIL PROTECTED] < [EMAIL PROTECTED]> escreveu:  Olá,

Em princípio, concordo com o Nehab.. a questão está um tanto
quanto mal formulada, e do jeito que diz ali, não parece haver um
menor.

No entanto, existe uma outra possível interpretação..
Acho que o que questão está pedindo é um típico caso de
multiplicador de lagrange: minimizar f(x,y) = x+y,
sujeito a  1935x = 5175y.

- Leandro.

>  Dada a igualdade 1935x = 5175y , onde x>0 e y>0, o menor valor que a

> variável x pode assumir e o menor valor que a variável y pode  assumir, de
> modo que seja verdadeira a igualdade, têm soma igual a:
>
> a)       155
> b)       156
> c)       157
> d)       158
> e)       159

       Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Responder a