Ola Mestre Rogerio e demais colegas,

Resolucao para o nivel fundamental:

A cada minuto o ponteiro grande se desloca 6 graus, enquanto o ponteiro
pequeno se desloca 1/2 grau. Portanto, a cada minuto os dois ponteiros estão
afastados 11/2 graus. Conseqüentemente, eles estarao afastados 90 graus a
cada 180/11 minutos. Dividindo 1440 minutos por 180/11, encontramos 88 vezes.
Mas esse número tem que ser dividido por 2, o que resulta 44 vezes. Tem que
ser dividido por dois porque a cada vez que os ponteiros coincidem, apenas
dois ângulos ( e nao 4) de 90º terão sido formados.

abracos

Palmerim

Em 18/10/07, Rogerio Ponce <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Ola' Fernando,
> imaginei o seguinte: partindo das 00:00, a cada vez em que o ponteiro de
> minutos se superpoe (aproximadamente) ao das horas,  voce sabe que
> aconteceram mais 2 situacoes de angulo reto. Portanto, temos:
>
> 00:00 - inicio da contagem, com superposicao dos ponteiros
> 01:05 - nova supeposicao dos ponteiros
> 02:10
> 10:50
> 11:55
> 12:00 - final da contagem
>
> Como de zero a doze sao 12 intervalos, temos 24 situacoes de angulo reto.
> [...]

Responder a