Olá, meus colegas! Gostaria do empenho de todos no primeiro problema por se
tratar de uma situação inédita...As probabilidades jamais devem ser definidas
intuitivamente...A lei da multiplicação pode levantar resultados que à primeira
vista são quase incríveis...Dentre trinta pessoas a probabilidade de duas terem
nascido no mesmo dia é algo absurdamente inconcebível bem como haver alguma
troca mútua de presentes em um sorteio válido de amigo oculto.

Se a probabilidade de obter duas caras (CC) em dois lançamentos de uma moeda é
igual a obter uma coroa seguida por cara (CrC), porque as probabilidades de
cada sequência ocorrer primeiro são diferentes? (Problema inédito!)

Se a verdadeira probabilidade de lançar três caras consecutivas vale 1/8,
porque quando lançamos duas caras em sucessão a probabilidade de completar a
série de três caras consecutivas vale 1/2?
Nota: O Chicão deu uma engenhosa resolução...

De três sacos, um contém duas bolas vermelhas, um contém duas bolas pretas e o
terceiro contém uma bola de cada cor. Mostre que se a bola tirada for preta, a
segunda bola é menos provável ser vermelha do que preta. Incrível, não!

Ao jogarmos duas moedas para o alto, se uma delas deu cara, porque a
probabilidade de que a outra tenha dado cara também não é 1/2?
Nota: Me parece que o Prof. Rogério Ponce desvendou o enigma...

A e B jogam uma partida de "cara e coroa", lançando cada um 50 moedas. A
vencerá o jogo se conseguir 5 ou mais caras do que B e, quando isso não
ocorrer, B vencerá. Determinar as vantagens contra a vitória de A em qualquer
jogada particular.

Dispondo de dois dados se eu apostar no total 10, uma olhada no primeiro dado,
para ver se deu 5, modificará as chances, mas se eu apostar no total 7, não
adiantará.
Nota: O Prof. Ralph foi o primeiro a esclarecer todo o mistério...

Afinal! Se a possibilidade de acertar três CD's é equivalente a acertar todos
nas suas respectivas caixas, porque a resposta não é 4/16 ao invés de 0?
(Campeão!)

Abraços e Divirtam-se!

Conheça o Windows Live Spaces, a rede de relacionamentos do Messenger!
http://www.amigosdomessenger.com.br/

Responder a