Olá Jorge,
vou tentar brincar com alguns..

Apesar da probabilidade de se obter CC e CrC serem iguais, a probabilidade
de cada sequencia ocorrer primeiro eh diferente pois, se iniciarmos com Cr é
impossível obtermos CC primeiro, e, se iniciarmos com C, como segunda opcao
temos apenas C - completando CC, ou Cr, ficando impossivel obter CC
novamente. Logo, as probabilidades sao diferentes (nao calculei, mas vou
tentar):

Iniciar com Cr, logo: 1/2 .. deste modo, vamos obter CrC primeiro...
Iniciar com C seguido de C: 1/2*1/2 = 1/4.... C seguido de Cr: 1/2*1/2 =
1/4...
assim, a probabilidade de obtermos CC primeiro é 1/4, e a probabilidade de
obtermos CrC primeiro é 1/2 + 1/4 = 3/4.

--

sobre o lancamento de 3 caras consecutivas... nao entendi =/
temos apenas 8 possibilidades (0=cara, 1=coroa):

a probabilidade de termos 000 é 1/8... mas se ja temos 2 caras consecutivas,
nos restam apenas 2 casos:
000
001
logo, a probabilidade de obtermos a terceira é 1/2.

--

Vou tentar o problema dos sacos tbem... vamos dizer que o saco 1 possui as 2
vermelhas, o saco 2 possui as 2 pretas e o saco 3 possui o misto...

ii) retirei a bola preta do saco 3 ... P = 1/3*1/2 = 1/6
neste caso, a probabilidade deu pegar uma preta é:
P = 1/3(pegar do saco 2)

logo, a probabilidade deu pegar a bola preta é: (1/3*1/2 +
1/6*1/3)/(1/3+1/6) = (4/18)/(1/2) = 4/9

apenas para verificar minha solucao:
a probabilidade deu pegar uma bola vermelha é:
i) retirei a bola preta do saco 2
P = 1/3(escolher o saco 1) + 1/3*1/2(pegar a bola vermelha do saco 3) = 1/2

ii) retirei a bola preta do saco 3
P = 1/3(escoleher o saco 1) + 1/3(escolher o saco 3) = 2/3

logo, a probabilidade deu pegar a bola vermelha é: (1/3*1/2 +
1/6*2/3)/(1/3+1/6) = (5/18)/(1/2) = 5/9
é.. a soma deu 1.... mas a probabilidade das vermelhas foi maior.. hehehe
onde errei?! :))

--

acho que o esclarecimento sobre o problema acima me ajuda a entender o
motivo do lancamento das moedas e de uma dar cara... hehehe pra mim seria

--

dps eu analiso os demais.. esta tarde!! :D
obrigado pelas questoes, achei MUITO interessantes..

abraços,
Salhab

Responder a