Oi, Fernando.

Esta matriz não é diagonalizável! Ela só tem 3 autovetores L.I., e não
4. São eles:
Autovalor 0: (-1,7,1,6)
Autovalor -4: (-5,-2,8,4)
Autovalor 3: (-2,2,-1,3)
(3 é raiz dupla do pol. carac., mas não há outro autovetor asssociado ao 3)
Então o melhor que você consegue é colocá-la na forma de Jordan:

0  0 0 0
0 -4 0 0
0  0 3 0
0  0 1 3

Note aquele 1 abaixo do primeiro 3 -- você não vai conseguir se livrar dele.

Tanto quanto eu sei, não há diagonalização de matrizes no Excel, pelo
menos não nativamente nas versões que eu conheço.

Abraço,
     Ralph