Ola Denisson, Nehab e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Pessoal, penso que e natural que esta convivencia informal que
cultivamos aqui inevitavelmente nos leva a desenvolver certa simpatia
por algumas pessoas... Estou seriamente preocupado com o nosso amigo
Nehab, pois, pelo que estou sabendo das ultimas mensagens, ele esta em
seu escritorio, atracado com um violento Sangaku. Alguem tem noticias
dele ?

Bom, amenidades a parte, vamos tentar domar este violento sangaku. Vou
usar a figura sugerida pelo Denisson, na mensagem abaixo.

Seja AP=X. Sejam tambem :

1)  T1, T2 e T3 os pontos de tangencia do circulo ( raio R2 ) inscrito
no traingulo ABP respectivamente nos lados AB, AP e PB
2)  Q1, Q2 e Q3 os pontos de tangencia do circulo ( raio R1) inscrito
no triangulo PCD respectivamente nos lados CD, DP e PC.

R3 e o raio do circulo inscrito no triangulo BPC

E facil ver que a area do triangulo BPC e sempre 1/2, independente do
valor de AP=X que escolhermos. Sabemos que esta area pode ser expressa
assim :

1/2 = R3 *( semi-perimetro do traingulo BPC )

E quem e o semi-perimetro do traingulo BPC ? Vejamos :

PB = PT3  + T3B = X - R2 + 1 - R2 = 1 + X -2*R2
PC = PQ3 +  Q3C = (1-X) - R1 + 1 - R1 = 2 - X - 2*R1
BC = 1

Logo : semi-perimetro = (4 -2*R1 - 2*R2)/2 = 2 - R1 - R2. E daqui segue :

R3*(2 - R1 - R2) = 1/2   => 2 - ( 1/2*R3 ) = R1 + R2

Ou seja, a relacao acima entre os 3 raios independe do valor AP=X que
escolhermos.

Agora vamos a pergunta dois :

Existe  X  tal que R1:R2:R3 = 1:2:3 ?

Se existir um tal X entao R1 + R2 + R3 / 6 = R3/3. Substituindo R1 +
R2 por 2 - ( 1/2*R3), ficara :

2 - (1/2*R3) + R3 = 2*R3   => R3 = (2 - raiz_quad(2) ) / 2
( a outra raiz nao serve por ser maior que 1 )

E facil ver que este valor so ocorre quando AP=X=0, reduzindo-se um
dos circulos a um ponto. Assim, nao existe X > 0 que torne  R1:R2:R3 =
1:2:3.

Um Abraco a todos !
PSR, 61505090B21