Olá!

Há alguns dias, foi proposto, nesta Lista, o seguinte problema:

(SIC)
"Dois homens conhecedores de lógica e extremamente rápidos em fazer cálculos
mentais, encontram-se na fazenda de um terceiro matemático, também com as
mesmas características dos outros dois. Este diz que sua fazenda tem formato
retangular, com lados medindo um número inteiro de quilômetros de 2 a 62. Ele
dá um papel para o primeiro visitante onde está escrita a área da fazenda em
quilômetros quadrados e outro para o segundo, com o perímetro da fazenda em
quilômetros. Segue-se então o diálogo abaixo: Primeiro visitante diz: Eu não
sei as medidas dos lados da fazenda. Segundo visitante diz: Eu sabia que você
não saberia as medidas dos lados da fazenda. Primeiro visitante diz: Agora eu
sei as medidas dos lados da fazenda. Segundo visitante diz: Agora eu também sei
as medidas dos lados da fazenda. Como ambos falaram a verdade, quais as medidas
dos lados da fazenda?"

Trata-se de uma variante do chamado “O Problema Impossível”, cujo enunciado e
solução (em diversas versões) podem ser encontrados nos links que coloco no
final desta mensagem.

Sudações,
Albert Bouskela
bousk...@msn.com

Referências:
http://en.wikipedia.org/wiki/Impossible_Puzzle
http://people.sc.fsu.edu/~burkardt/fun/puzzles/impossible_puzzle.html
Conheça os novos produtos Windows Live! Clique aqui.
http://www.windowslive.com.br

Responder a