Oi Sérgio,

eu dei uma pensada na sua solução (você usou uma derivada implícita,
não ?), mas para ter certeza, e pra deixar claro, eu acho que você
trocou AB por AM duas vezes:

Ah, pra ter certeza, quando você escreveu
2009/9/25 Sergio Lima Netto <sergi...@lps.ufrj.br>:
> Sejam:
> . "teta" o angulo entre o segmento AB e a reta r dados;
> . "I" o ponto de intersecao de AB com r;
> . "M" o ponto medio de AB;
> . "m" a mediatriz de AM;
> . "d" a distancia de I ao ponto M medio de AM;

m é a mediatriz de AB, e d a distância de I ao ponto M, médio de AB

> Resposta:
> o centro "O" da circunferencia desejada esta sobre a mediatriz
> de AB e eh tal que: OM = d cotg(teta).
Mas eu fiquei matutando um tempo mesmo foi aqui... e acho que existe
uma construção instantânea do ponto O:

(0) Trace uma reta s perpendicular a r pelo ponto I = AB inter r

> Isto nos conduz a uma construcao, por exemplo, do tipo:
>
> (i) trace a mediatriz m de AB pelo ponto M medio deste segmento;

O = s inter m

> (ii) trace o circulo de centro M e raio MI (= d), cuja intersecao (mais
> proxima da reta r) com m eh o ponto P;
> (iii) trace uma paralela r' a r por P, cuja intersecao com AB
> eh o ponto P' (tal que MP' = d cotg(teta));
> (iv) Marque MO = MP', com O sobre a mediatriz m e o mais distante
> possivel da reta r;
> (v) trace a circunferencia desejada: centro O e raio OA = OB.
>
> Agora eu vou esperar pela solucao mais elegante.
Se a gente não errou conta, e se a minha trigonometria ainda não
enferrujou, isso talvez ajude a descobrir a solução elegante!

> Abraco,
> sergio

Abraços,
--