Olá caro Luiz Paulo e demais colegas da Lista OBM.

Olhei a prova Luiz Paulo, o grau de dificuldade para um vestibular é, de
fato, bastante grande, mas, será, que podemos dizer que foi uma prova “
interessante” ?

Por exemplo, a questão 5 sobre a pirâmide só fica difícil ( acho eu ! ) se
não dominarmos os cálculos elementares com os vetores no R^3, coisa que os
candidatos

bem preparados devem conhecer. E a questão 7 sobre os elementos inversíveis
num determinado conjunto com estrutura de C ? Será que é uma pergunta
cabível para

nossos jovens estudantes? E a questão e de probabilidades ?  Será que é
claro o significado de “ três dados iguais “ ?

Acho que a prova ficou muito interessante para os cursos especializados em
escolas militares. Será que não há uma maneira de avaliarmos a competência
dos nossos

jovens fazendo uso de perguntas não tão técnicas sem cair no ridículo das
perguntas bobas ?

Penso que sim.

Vamos discutir as questões aqui.

Um abraço fraterno do colega Osmundo Bragança.

  _____