"Ao acaso" usualmente é interpretado como "distribuição uniforme de
probabilidade"; então a resposta é o link
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.200706/msg00182.html

O tamanho "a" não altera o modo de fazer o problema, só troque "1" e "1/2"
por "a" e "a/2". A resposta ainda é 25%.

Abraço, Ralph.